segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pão caseiro com semolina fina

Este é um pão proprio para lanches, podendo ser degustado, simplesmente com manteiga.

Receita:

600 grde farinha especial  finissima
200 gr de semolina fina
1 1/2 envelope de fermento granulado/seco
3 colheres de sopa de açucar
1 colher de sobremesa sal
200 ml de leite morno quase frio
2 colheres de sopa de margarina com 80% de lipidios
2 colheres de sopa de oleo vegetal leve (canola/girassol)
2 gemas
1 ovo inteiro
agua morna se necessario

 Modo de fazer:

misture os secos, todos peneirados
acrescente , a gema, o ovo, o oleo e a margarina
vai juntando tudo com as pontas dos dedos, acrescentando o leite e mexendo sempre para formar
uma bola ate que solte das mãos.
se necessario vai colocando a agua aos poucos, para não perder o ponto de massa que solta das
mãos .
sove com bastante vigor em uma bancada preparada e enfarinhada
deixe descansar por 30 minutos e volte a sovar delicadamente para que saia todo o ar.
faça um rolo com a massa e corte em  rodelas para colocar de pé  nas formas.

deixe crescer ate dobrar de tamanho, e asse em forno medio pre aquecido por aproximadamente 
40 minutos.
deixe esfriar por 8 horas no minimo para cortar. (assim terá um pão de miolo firme sem enrolar)

atenção!! formas deve ser untada e enfarinhada
se desejar pincele um ovo antes de assar

6 comentários:

  1. Que Delícia de pãooo amiga! Sensacional!
    Estou fazendo um sorteio das farinhas Venturelli no meu blog, passa lá e deixe seu recado e participe!

    bjs pra vc querida!

    ResponderExcluir
  2. Parece que este pão é uma delicia,vou tentar fazer se achar a semolina fina.
    Parabens
    Bjsssssss

    ResponderExcluir
  3. ogrigada amiga !Paz e Bem!! vou fazer esse pão que me conguistou....depois te conto bjs e boa quinta feira

    ResponderExcluir
  4. Bom dia minha querida, tudo bem? Ameiii seu blog e e copiei essa Receita maravilhosa e postei na minha Comunidade Residência do Artesão, obrigada pelo carinho e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Ameimteu blog. E,aproveito a oportunidade para te perguntar, se você me permite traduzi-la ao espanhol e levá-la a meu blog.

    Muito Obrigada

    Y que Deus te abençoe proteja e Ilumine hoje e sempre

    ResponderExcluir
  6. Bom dia ! se todos os direitos autorais for cedida a mim e ao meu blog pode sim, sem problema algum, so peço que me mostre, ok! abçs

    ResponderExcluir