sábado, 23 de novembro de 2013

Pão super integral com farinha de uva


ingredientes:

2 xicaras de farinha de trigo
2 xicaras de integrais ja preparado para pães. (para 1/2 kg de farinha branca, add 2 xicaras de fibra de trigo, 1 xicara de germen de trigo, 1/2 xicara de aveia fina, 1/2 xicara de farinha de castanha do pará fina, 1/2 xicara de farinha de quinua, 1/2 xicara de açucar mascavo, 1/2 xicara de trigo de graos duro triturado, 1/2 xicara de farinha de linhaça branca e preta, 1/4 de xicara de gergelin moido, 1/4 de amaranto , 1 xicara de centeio e 1/2 xicara de gluten puro)

este é o meu preparado para pães integrais.
mas vcs podem usar o que tiver em casa para fazer seus pães integrais.
1 colher de sobremesa de sal
2 colheres de açucar mascavo
4 colheres de oleo de girassol
1 colher de margarina
15 gr de fermento biologico seco/granulado
5 colheres de farinha de uvas roxa
agua suficiente para dar ponto de soltar das mãos

modo de fazer:

junte todos os secos, acrescente a margarina o oleo e a agua aos poucos para nao perder o ponto de soltar das mãos.

junte tudo , faça uma bola e deixe descansar sem sovar por 30 minutos

sove delicadamente por alguns instantes e deixe descansar mais 15 minutos

sove novamente somente para retirar o ar

modele os pães ao seu gosto e deixe crescer ate dobrar de tamanho

asse em forno medio a 170º se forem pães grandes

retire do forno cubra com um pano de prato umido para que a casca fique bem macia.


Farinha de uva:


É sugerido o uso com shakes, iogurtes, frutas amassadas, sopas e no preparo de doces, pães, bolos, empanados e pizzas doces.

Gestante, nutrizes e crianças devem consumir sob orientação médica ou de nutricionista.


Recomenda-se ingerir 15g – 30g ao dia (1 ½ a 3 colheres de sopa).
Informações Nutricionais Porção de 30g (aproximadamente 3 colheres de sopa)



Informações complementares:

A pesquisadora Emília Ishimoto do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), em sua tese de doutorado, fez a desidratação e trituração da casca e das sementes de duas variedades de uva, Cabernet Sauvignon e Isabel, para obtenção de um tipo de farinha de bagaço e, em seguida, para a elaboração de extratos concentrados e até sorvetes.

Com o objetivo de avaliar a capacidade antioxidante do bagaço e sua atuação no perfil lipídico dos animais, 60 hamsters foram divididos em seis grupos e submetidos a diferentes dietas. Um grupo utilizado como controle recebeu alimentação normal e outro teve dieta acrescida com óleo de coco, de modo a aumentar o teor de gordura consumido.

Os outros quatro grupos de dez animais se alimentaram com subprodutos do bagaço de uva, sendo dois com extratos e dois com farinhas de vinho, um um de cada variedade da fruta.

Após quatro semanas de experimento, os quatro grupos de hamsters tratados com bagaço de uva, de acordo com Emília, apresentaram uma redução de até 32% do colesterol total em relação aos outros dois grupos que não ingeriram os subprodutos. Eles também apresentaram redução de 50% nos níveis de triglicérides.

Na fabricação de pães, utilizando os ingredientes que o pão comum possui e agregando para cada quilo de farinha de trigo, 100 gramas de farinha de bagaço de uva, é obtido um pão com um leve sabor da uva, pesa menos que o pão normal e é mais saudável. “Um grupo de acadêmicos e professores degustaram e foram unânimes na sua aprovação”.

No Rio Grande do Sul, uma empresa (Tapirus), localizada na nossa serra gaúcha, foi pioneira na extração da farinha de semente de uva, com o propósito inicial na preservação do meio ambiente.

Ao recolher os resíduos no município região de grande concentração de agroindústrias, fornecedoras de matérias-primas, principalmente vinícolas, a empresa deu origem ao óleo prensado a frio e à farinha da semente de uvas.

Ipê, onde está localizada a empresa, é o primeiro município do Brasil a desenvolver a agricultura ecológica e a incentivar empresas que tenham o foco do negócio na preservação do meio ambiente.

Com o processo de extração do óleo, a massa resultante da prensagem das sementes é processada e utilizada na fabricação da farinha de sementes de uva.

A farinha é utilizada na elaboração de pães, biscoitos, barras de cereais, massas, panquecas e outros alimentos. Ao ser utilizada no lugar do ovo e da farinha de rosca, a farinha de sementes de uva também deixa carnes e peixes à milanesa mais saborosos e crocantes. Também se pode utilizar o produto puro, misturado a sucos, vitaminas e saladas de frutas, enriquecendo o alimento.



O consumo de produtos que utilizam como ingrediente a farinha de sementes de uva é extremamente benéfico à saúde, pois a farinha é rica em fibras (76%), NÃO CONTÉM GLÚTEN e possui alta quantidade de flavonóides e OPC, antioxidante que combate os radicais livres e previne o envelhecimento das células e doenças degenerativas, além das propriedades anti-tumorais.

Semente de Uvas Contra o Mau Colesterol

e Doenças do Coração



Pesquisas evidenciam que o consumo de produtos derivados das sementes da uva tem a função de aumentar o bom colesterol (HDL) e diminuir o mau colesterol (LDL), evitando riscos com doenças vasculares.



As propriedades presentes nos compostos das sementes da uva ajudam a impedir doenças no coração, tais como ataque cardíaco e infarto, pois impedem o desenvolvimento de plaquetas que bloqueiam as artérias. Também alivia o cansaço dos olhos em pessoas que utilizam o computador por muito tempo, diminui a degeneração macular e cataratas, melhora a circulação sangüínea nos pequenos vasos dos olhos, onde algumas doenças do olho podem causar bloqueios e enfraquecimentos que resultam em danos na visão.

A farinha de sementes de uva NÃO CONTÉM GLÚTEN, lactose ou colesterol, e é rica em fibras dietéticas naturais.

A ingestão de produtos que contêm farinha de sementes de uva, como um anti-histamínico natural, também pode ajudar a controlar espirros, congestões e outras características provenientes de reações alérgicas.

AÇÃO COSMÉTICA DA FARINHA DA SEMENTE DE UVA

Como esfoliante natural e excelente ação rejuvenescedora a farinha da semente de uva pode ser misturada ao mel e aplicada diretamente sobre a pele. O resultado é imediato, com visível ação clareadora e emoliente da pele, além dos benefícios antioxidantes, resultantes da ação contínua do tratamento.
BENEFÍCIOS PARA A PELE

 Limpa a pele das impurezas externas e células mortas (você mesma pode fazer a esfoliação)

· É rico em OPC, antioxidante que combate os radicais livres

· Retarda o envelhecimento

· Dá brilho e maciez

· Facilita a hidratação



MODO DE USAR

· A esfoliação deve ser feita com cuidado, dependendo do tipo da pele/local: rosto, mãos, pés...

· Para uma pele oleosa, por exemplo, esfolie 2x por semana, de preferência à noite

· Aplique o esfoliante suavemente, com a pele molhada; deixe agir por alguns minutos.

· Enxágüe o local com bastante água (sugerimos durante o banho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário