sábado, 4 de abril de 2009

PÃO DE FORMA INTEGRAL (CEDIDA POR CHERRY)



PÃO DE FORMA INTEGRAL
Esse é um dos pães integrais que mais gosto!Espero que vocês gostem também, ele tem uma textura maravilhosa!Beijos!

Ingredientes
45g de fermento biológico2 e1/2 xícaras (chá) de água1/4 xícara (chá) de mel100g de manteiga (ou margarina) – em temperatura ambiente1 colher (sopa) de açúcar1 colher (sopa) de sal3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral500 g de farinha de trigo branca PÃO DE FORMA INTEGRAL Modo de fazer
Use um recipiente grande, misture o fermento com 1 colher (sopa) do açúcar, mexendo com uma colher de pau até que ele fique líquido e dissolvido.Então acrescente o mel, a manteiga, e a água, misture bem. Junte a farinha de trigo integral e o sal, mexa com a colher de pau acrescente também um pouco da farinha de trigo branca.Com a massa nesse ponto, mole e pegajoso, passe-a para uma bancada e comece a trabalhá-la, fazendo movimentos de “ir e vir” como se estivesse rasgando-a, ou seja, empurre para cima com a palma da mão e puxe-a para baixo com a ponta dos dedos.Faça isso durante uns 5 ou 10 minutos ou até que a massa mude a coloração ficando mais clara e adquira um aspecto rendado. Se você costuma fazer pães artesanais notará que essa massa é deliciosamente diferente de trabalhar, devido à quantidade de glúten da farinha de trigo integral.Acrescente então o restante da farinha branca, trabalhando a massa e raspando a bancada com a ajuda de uma espátula. Sove-a bem por cerca de 20 minutos até que fique fantasticamente elástica!Modele uma bola com a massa e unte-a com óleo, deixe-a crescer até dobrar o volume.Então “abaixe” a massa, pressionando-a com a palma da mão. Sobre a bancada polvilhada de farinha ou untada de óleo (uso óleo), divida-a em duas partes.Modele os pães formando um rolinho bem apertado e fechando bem as pontas.Coloque em fôrmas para pão (30x13 aprox.) untadas e enfarinhadas. Pincele as superfície dos pães com água e salpique farinha integral.Eu não costumo pincelá-los com ovos mais isso fica a critério de cada um.Aguarde crescer mais uma vez até a massa dobrar o volume novamente. Aqueça o forno com uns 10 a 15 minutos de antecedência.Asse os pães por uns 20 minutos em temperatura alta depois a reduza e deixe até que os pães fiquem dourados (esse pão não doura muito). Teste batendo neles com os dedos, deve produzir um som oco.Assim que der para manusear retire os pães das fôrmas e deixe-os sobre uma grade para que esfriem.

5 comentários:

  1. Oi Joana, será que dá pra colar gergelim em cima do pão? Como faço isso? Beijos e obrigado pela maravilhosa receita :))

    ResponderExcluir
  2. passe clara de ovo e jogue o gergelin. beijos!

    ResponderExcluir
  3. adorei está receita e a presença de lindas mulheres tenham um dia maravilhoso tchau

    ResponderExcluir
  4. Jair, muito obrigado pelo carinho...beijos!

    ResponderExcluir