segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Pão doce de farinha de laranja, semolina e cobertura de creme


Este é um pão extremamente macio, com sabor bastante acentuado da laranja, lembrando , uma deliciosa massa citrica.
O creme de confeiteiro, deu um toque bem especial ao pão, pois alem de sua maciez, podemos ver tambem um pão com massa cremosa por cima.

Ingredientes:

5 xicaras de farinha de trigo especial (eu sempre uso uma farinha premium)
1 xicara de semolina fina
1/4 de xicara de farinha de laranja
1 xicara de açucar refinado
3 gemas
1 ovo inteiro
15 gr de fermento biologico seco/granulado
3 colheres de manteiga ou margarina com 80% de lipidios
1 colher de cha de sal
agua suficiente para dar ponto a massa (massa que solta das mãos)


Recheio:

um creme de confeiteiro, feito com:
2 xicaras de leite
2 colheres cheias de amido de milho
100 ml de leite condensado
1 colher cheia de escencia de baunilha
1 gema peneirada
3 colheres de açucar

levar ao fogo brando mexendo ate começar fervura, deixe cosinhar por 2 minutos e esfrie o creme para cobrir os pães

Modo de fazer a massa:

misture todos os secos inclusive o fermento, vai acrescentando as gemas, o ovo, a margarina e misturando com as pontas dos dedos, acrescente a agua aos poucos que é para não perder o ponto
leve a massa para a area de trabalho e sove-a vigorosamente, ate obter uma massa lisa e brilhante
deixe descansar por 30 minutos e sove novamente mas com delicadeza , so para retirar da massa todo o ar.

molde os pães e cubra com creme de confeiteiro (estes eu fiz em formato de um 8
deixe crescer e asse em forno quente, ate dourarem

dica: para ter uma casca bem escurinha, pincele o pão com gema, com um fio de olei e uma pontinha de açucar, para mais claro use somente a gema.

6 comentários:

  1. eu fico imaginando,deve de ter muito orgulho quem fas uma gostosura dessa.apaixonada eu por pães seu blog muito me encanta tem um pão que namoro fas tempo, o pão de laranja farei assim que encontrar semolina vou sair para proucurar em que especialidade de loja eu encontro.bjss continue assim (ANJA)

    ResponderExcluir
  2. Anja, muito obrigada pelo carinho, e sao estes comentarios que me incetiva cada vez mais, sao pessoas como vc que me faz aperfeiçoar cada vez mais naquilo que faço.
    aqui em sao paulo, eu compro todos os meus produtos de panificação , na zona cerealista, la no pq d. pedro, na casa do arroz, la tem tudo que eu preciso.
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. OLA AMIGA MUITO BOA TARDE VENHO ATRAVES DESSE COMENTARIO LHE PARABENIZAR PELAS DELICIAS Q VC FAZ E TBM ORO PARA PAPAI DO CEU PARA QUE ELE CONTINUE ABENÇOANDO SUAS LINDAS MAOS.....
    GOSTARIA DE APROVEITAR A OPORTUNIDADE E PERGUNTAR NAS PADARIAS E OS SEUS TBM (PAES) PQ ELES FICAM AMARELINHOS E COM ESSE CHEIRINHO DELICIOSO DE QUERO MAIS POIS JA FIZ VARIAS RECEITAS SUAS MAS NAO FICA COM AQUELA COR LINDA AMARELINHA Q FICA OS SES SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO DE CORAÇAO GRANDE BJ E QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO!

    ResponderExcluir
  4. marcia, td bem? obrigada pelo carinho!

    eu uso farinha de alto teor de gluten (farinha especial "premium" , uso ovos com gemas grande de galinha caipira, dao uma coloração otima nos pães, uso margarina com 80% de lipidios e uso leite em pó, estes itens fazem uma grande diferença, e uma boa foto tambem ajuda bastante, hehehe.
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga....tbm gosto muito de fazer pães..
    Mas me diga algo novo que vou aprender com você agora, o quê seria farinha de laranja ?
    Resido numa pequena cidade do interior do RJ, e aqui não se acha quase nada diferente..é dificl de se encontrar ?beijos...

    ResponderExcluir
  6. a farinha de laranja vc encontra em lojas especializadas de cereais, eu compro aqi na zona cerealista de sao paulo,
    é uma farinha, tem de varias frutas e graos.
    beijos

    ResponderExcluir